Para chegar a Praia do Bonete é preciso fazer uma trilha que dura de 4 à 5 horas, mas para isso tivemos que acordar as 7h da matina, pegar um ônibus até o centro de São Sebastião, depois uma balsa até Ilha Bela e por fim mais um ônibus para chegarmos ao ponto inicial da trilha.

Antes uma ligadinha pra casa!

E uma passadinha em Nova York

Enfim depois de mais de 3 horas chegamos no local da trilha, são 1.720 m de trilha, passando por 3 cachoeiras, eram 10h44 quando iniciamos nossa aventura, levando uma mochila pequena com lanches, creme de maracujá para espantar os mosquitos (quem não tem cão caça com gato) que não eram poucos e uma lanterna. Outra mochila bem maior com coberta, saco de dormir e uma muda de roupa. Dica do dia: se quiser fazer uma trilha leve menos que o necessário, não leve nada, nada mesmo, que seja supérfulo.

Mochileiras \m/

Com 1h de caminhada chegamos a Cachoeira da Lage, um ótimo lugar para nadar tirando a água extremamente gelada, daquela que faz seu sangue se esconder e seu cérebro congelar, iniciando um verdadeiro AVC, coisa leve (a Chaoreira de Boiçu ficou quente perto dessa), mas mesmo assim vale muito a pena perder um tempo ali.

Cachoeira da Lage

Estrada a diante, paramos na segunda cachoeira para fazer um lanchinho e descansar um pouco...pernas para que te quero e cebo nas canelas seguimos em frente...1h30 de caminhada a mais e já começamos ver a praia do Bonete, mais um pouco de caminhada, mais uma cachoeira descida, descida, descida e a pequena praia do Bonete estava ali, linda, paradisíaca e maravilhosa.

Falta muito pra chegar?

Terra à vista

Chegamos às 15h30, totalizando 4 horas de trilha \o/, fomos direto ao camping que tinham nos falado (e único), o Camping do Seu Eugênio. Quem nos indicou foi um casal de idosos que encontramos no começo da trilha, eles vinham da praia da Anchova, que fica à 2h após o Bonete. A senhorinha estava estatelada, quase catatônica, porém viva então pensamos que conseguiriamos também.

Seu Eugênio é um senhor muito figura, de voz baixa e sorriso frouxo, foi muito bom conhecê-lo e trocar uma ideia, chegando lá montamos a toca do gugu barraca e tivemos enfim direito a um banho...gelado (o gerador estava estragado ¬¬ ).

Seu Eugênio

Toca do Gugu

E às 19h já estávamos trancadas dentro da barraca, porque os borrachudos estavam nos atacando demais. Nada para fazer, corpo quebrado, múltiplas dores musculares, acabamos dormindo as 20h (siiim a Deysi foi dormir as 20h), mas não antes de jogar umas partidinhas de jogo da velha e forca, noite mais animada que fim de domingo vendo Faustão.

A noite foi tranqüila...(ou quase), ventos de muitos nós que queriam levar a Toca do Gugu embora com a gente dentro, sem contar com toda a maciez e conforto que um saco de dormir pode proporcionar, somado ao friozinho praial, levaram a Giu a ter uma das melhores noites de sua vida, enquanto a isso a Deysi dormia em berço esplêndido, até um gatinho danado vir assombrar ela, roçando em seu braço.

Umas 8h da matina acordamos na Sauna do Gugu...eeeeeta caloor! E fomos fazer um reconhecimento da área e descobrir como voltar para a civilização sem ter que camelar durante 4h. A praia apesar de ser linda não estava nada convidativa (água gelada e mar mexido), então acabamos nem entrando.

Praia do Bonete

A dúvida que ainda pairava era como voltar para casa...andando pela trilha do suplício ou tentar uma caroninha via mar =) . Conversando com o seu Eugênio descobrimos que tinha um candidato a prefeito fazendo campanha e talvez conseguíssemos um lugar para voltar na lancha deles. UFAAAA...fomos atrás de alguém que nos desse essa carona, andamos em circulo um tempo até encontrar o responsável...ele falou que sem problemas, mas que iriam embora só no fim da tarde. Para garantir nosso lugarzinho arrumamos as bugigangas, levantamos acampamento e fomos para a praia, mas antes demos uma paradinha para comer nossos sanduíches com pão amassado e queijo quente de mochila e um delicioso suco de água da cachoeira. Ficamos na praia prontas para levantar ancora e zarpar a qualquer momento (eram 12h), as horas passaram, deu tempo para a Deysi tirar um cochilo e pegar aquela marca legal de shorts e naaaaada de alguém aparecer. Por volta das 14h chegou um veleiro na praia, com certeza de turistas ricos sambando na nossa cara de pobreza.

À espera de um resgate

Mais algumas horinhas e 2 abençoados chegaram para conversar com a gente e oferecer a melhor carona de nossas vidas...de veleiro! Sim...não, eles não eram turistas. Eles estavam a serviço da prefeitura que estava organizando os Jogos de Comunidade, com o veleiro escola. Com eles conhecemos um pouco mais sobre Ilha Bela e de quebra ganhamos um passeio de barco inesperado, com direito ao mais lindo pôr do sol (até agora). Muito obrigada tripulação do Jhonny Bravo.

Jhonny Bravo

Obrigada marujos

Pôr do sol velejando em Ilha Bela

Paradinha para tomar uma bera com os novos amigos e bye bye Ilha Bela.

Bye Bye

Quarta dormimos a manhã inteira pra repor as energias e aproveitar os últimos dias de Bare. A tarde pegamos a praia de Guaecá, que acaba de entrar para o Top Five de melhores praias. Água transparente, não muito gelada e supertranquila, pena que a tarde passou rápida.

Guaecá

Quinta fomos conhecer a badalada e tão famosa Praia de Maresias ♫♪ Maresia, sente a maresia ♫♪ e que praia...sem graça pouco interessante, mas não vamos ser injustas, a praia tem fama pelo agito garantido pelos bares na orla e o pico de surf.

Maresias

Camelamos horas na praia tentando fazer uns dreads e nada. Na hora de pegar o bus...tinha um cachorro no meu caminho, no meu caminho tinha um cachorro. Giuliane, perturbada da cabeça encontrou com um dog desavisado e pisou, não, melhor, sambou no coitado. Depois disso queriamos ir pra Praia de Toque-toque, porém nosso tempo em Bare já tinha esgotado e ficamos só com a imagem pela janela do ônibus.